Analytics

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Brazilian Embroidery II

Como ainda tenho mais fotos do álbum da Senhora Helena Carmem da Silva e mais informações sobre "Bordado Brasileiro", resolvi fazer um segundo post com esse material.


A publicação do trabalho do Senhora Helena despertou muitas lembranças de nossas mães, tias e avós, que um dia tivemos o prazer de vê-las realizando algo parecido.

Como já disse no post anterior o "Bordado Brasileiro", ou bordado dimensional é muito usado nos trabalho de crazy quilting. Nessa página é possível acessar um dicionário com o nome de diversos pontos de bordado que são utilizados no crazy quilting. Apesar de estar em inglês, tem fotos ilustrativas de cada ponto!


Algumas pessoas se mostraram interessadas em resgatar esse trabalho, mas muitas são as perguntas feitas por quem nunca tomou contato com esse tipo de bordado. A principal pergunta é que linha usar. Pelo que eu pude apurar, em pesquisas na internet, não se produz mais a linha varicor no Brasil. O único lugar que encontrei que fabrica linha específica para o bordado brasileiro é aqui, na Edmar. Essa linha tem a vantagem de ser super resistente, por conta de sua torção em Z e do material de que é feita o rayon.



A agulha para usar nesses trabalhos deve ter o olho no mesmo diâmetro do eixo da agulha. Esse detalhe é importante ser observado, pois facilita a realização dos pontos mais complexos. A utilização de bastidor ajuda em muito na execução dos pontos.


Os tecidos para onde bordar são os mais variados, algodão, seda... Os bordados podem ser feitos para embelezar o que sua imaginação desejar: toalhas de banho, toalhas de mesa, lençois, almofadas, roupas de crianças e adultos, almofadas acessórios pessoais...

Nessa página encontrei um risco de coração para ser feito utilizandos os pontos tridimensionais do "Bordado Brasileiro". Nessa outra, tem quatro motivos para serem baixados em PDF e outros três na própria prágina, todos com explicação de como realizar os pontos.

Este site autraliano disponibiliza para a venda todo o material necessário para quem desejar se iniciar na arte do "bordado brasileiro". Este outro, nos Estados Unidos, também promete fornecer tudo para quem desejar fazer trabalhos com o "bordado brasileiro".


O bordado brasileiro utiliza todos os tipos de pontos que existem e são utilizados principalmente em motivos florais.
Foi isso que pude apurar sobre o assunto. Espero que muitas pessoas se interessem em resgatar essa nossa tradição e que eu ainda possa divulgar outros trabalhos das prendadas bordadeiras brasileiras.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Brazilian Embroidery

Já tinha ouvido falar que nos Estados Unidos existe um tipo de bordado tridimensional chamado "Brazilian Embroidery", mas ainda não tinha tido a oportunidade de ver esse trabalho de perto.
Por um acaso do destino, acabou parando em minhas mãos um lindo álbum contendo várias amostras desse tipo de bordado. Como é um trabalho muito bonito, resolvi mostrá-lo.



Esses bordados foram feitos  pela senhora Helena Carmem da Silva, já falecida, mas o seu marido Almeirindo Batista Silva, soube reconhecer o seu valor e os guardou com muito cuidado!

Essa é a capa do álbum:

Os bordados são feitos com a linha "Varicor". Atualmente essa linha não é mais fabricada.

 
Nos Estados Unidos existem grupos na Internet que se reúnem para trocar idéias e divulgar o "Brazilian Embroidery". Esse é um deles.


Esse tipo de bordado é conhecido por "Bordado Brasileiro" porque chegou aos Estados Unidos através do Brasil. Na realidade essa técnica já era utilizada há séculos na Europa, mas foi amplamente difundida pelas bordadeiras brasileiras.


A responsável por tornar o Brasil como referência desse bordado foi a senhora Elisa Hirsch Maia, por volta de 1960. Ela desenvolveu uma linha especial em rayon com cores matizadas (sombreadas) e sólidas.


A primeira vez que ouvi falar no termo "Brazilian Embroidery", foi através da professora de patchwprk Joyce Loss. Em um grupo do Yahoo, ela comentou que uma professora de patch americana, Barbara Broshous, a tinha surpreendido ao afirmar que o bordado brasileiro é muito apreciando em seu país.




Muitos desses pontos são utilizados também nos trabalhos de "Crazy Quilting".




O 12º Festival Brasileiro de Quilt e Patchwork em Gramado, traz esse ano para uma palestra a bordadeira brasileira Sávia Dumont.



O Bordado Brasileiro é também conhecido como bordado dimensional, por apresentar pontos que saltam do tecido, como por exemplo o rococó.


sábado, 19 de setembro de 2009

Sites com projetos grátis

Aqui tem 17 projetos grátis, sendo que alguns apresentam pelo menos duas opções de combinação de cores.


Nesse são dois projetos de páscoa.

São projetos fáceis para quem já tem algum conhecimento de patchwork.

Achei mais alguns projetos grátis na internet.
São mais de 140 projetos. Todos lindos!


Nessa página tem projetos para quem gosta de foundaition. São 20 projetos.

Pesquisando na internet encontrei mais dois sites com projetos grátis. O primeiro é o Minnesota Quilter's. São diversos blocos, um para cada mês do ano, desde novembro de 2003. O segundo é de um fornecedor de tecidos para quilting e artesanato. São ao todo 63 projetos,
        

Até mais!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...