Analytics

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Explicação da 8ª lição de Bordado Brasileiro

A Deepa é uma indiana que ensina técnicas de bordado brasileiro lá no seu país e sempre acompanha as aulas que D. Olga Quint Melim me ofereceu para serem publicadas aqui no blog. No mês passado, quando publiquei a 8ª aula, recebi um comentário da Deepa, me perguntando se eu não poderia bordar a flor, pois eu só publiquei as informações da aula.
Eu prontamente disse que iria fazer. Apesar da minha determinação de mostrar como fazer a flor solta da aula, eu não tinha a menor ideia de como fazê-la, então fui pedir ajuda a D. Olga, que solicitamente me ajudou dando explicações por telefone, sobre como fazer a flor. E como se não bastasse isso, ela ainda me mandou umas amostras dos bordados que ela fez nos anos de 1960 e umas amostras só iniciadas para que eu pudesse entender direitinho as explicações dela.
O material ficou muito bem explicado, qualquer um pode fazer a flor se desejar. Ela inclusive sugeriu o uso de outros materiais.
 Como fica a flor depois de bordada com as linhas Imperial e Filosel.
 Aqui D. Olga me mostra como são feitos os primeiros pontos. A linha que forma as pétalas não atravessa o tecido. São feitas voltas com a linha que é presa com linha de costura normal no risco onde fica o miolo, usando pequenos pontos.
 Nessa foto uma observação da D. Olga: "Podes fazer as laçadas maiores ou menores, ao seu gosto".
Aqui d. Olga mostra como fazer com sianinha.
Se desejar a flor com mais pétalas é só fazer mais camadas por cima das primeiras e esconder os pontos da linha comum com pontos rococó ou uma lantejoula.
Quero encerrar este post agradecendo a Deepa, que se não fosse o seu pedido, eu não teria aprendido a fazer essa técnica e a D. Olga por ter sido tão solícita comigo, me dando explicações por telefone e mandando as amostras que ela tem pra mim pelo correio. Muito obrigada Deepa e D. Olga!
Será que você seria capaz de fazer essa flor e mandar as imagens para que eu publique aqui no blog? Eu ficaria muito feliz se isso acontecesse.

8 comentários :

  1. Oi Silvana!
    Que bordado lindo!!

    Beijos... até mais!
    cantinhodadeborah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Wow!! This technique is beautiful..I'll try this. Are the threads used in the blue and pink flowers a little different from the normal threads?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, the threads are different. Here, these threads are known to filosel and imperial.

      Excluir
  3. Olá, Silvana.Obrigada pela flor e toda a sua técnica em bordá-la. Esta linha Filosel é a mais transparente, que aparece em rosa na foto?

    Um beijo grande,
    Fernanda Mazzer
    www.bordadosfinospersonalizados.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, eu não sei dizer qual delas é a filossel ou a imperial. Tenho um pouco das duas linhas aqui, mas não tenho o nome delas...

      Excluir
  4. Oi Silvana
    Conheci seu blog hoje.
    Que encanto!.
    Tenho uma infinidade de linhas varicor que comprei num armarinho em SP. No bairro da Liberdade.
    Quero me desfazer de umas,pois comprei muitas e ainda herdei as da minha mhae que nos anos 60,fez o curso de bordados singer-varicor.
    Se souber de alguem que tenha interesse,meu email:
    estereznik@hotmail.com
    Obrigado
    Um bjnho
    Ester

    p.s:tenho as aulas de bordado da minha mae,caso te interesse posso mandar as fotos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ester,
    Vou divulgar pras minhas amigas que você está querendo se desfazer das suas linhas.
    Se você puder vou adorar poder ver as fotos dos trabalhos de sua mãe e poder publicá-las no blog.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  6. Sei que já decorreram alguns desde que disponibilizou linhas da marca Varicor. Eu tenho uma paixão por estas linhas. Vc. ainda saldo delas. Se tiver gostaria de ver uma foto para, posteriormente, comprá-las. Grata. Eu não consegui informar outro e-mail (que mais uso)./: marluz2003@hotmail.com. Se possível me responda neste

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...