Analytics

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

4ª aula bordado brasileiro

A aula de hoje ensina a fazer um botão de rosa. Utiliza as agulhas 2 a 5. A linha utilizada é a Sissi e a Aleluia.
Para a marcação do tecido é feito um desenho em forma de gota. O preenchimento é feito com ponto atrás, corrente, zig-zag e serzido. Nos anos 60 as professoras ensinavam esse preenchimento com uma linha de serzir meias, que eu acredito que atualmente não existe mais.


Para a cobertura com o bordado inicia-se no lado mais redondo e segue-se em direção ao lado pontudo e termina no lado mais redondo. Depois borda-se de dentro para fora completando a cobertura.


O cálice é feito com dois rococós (um maior e outro menor). Por cima, junto ao cálice, fazer uma pintura leve, os melindres ao lado e pontas em chavrom, completando a haste final.
Risca-se no tecido somente o formato do botão e as hastes.



Quem acompanha o blog já deve ter visto a minha tentativa de fazer a flor de maio. Dona Olga me socorreu me enviando sete preciosas mostras de bordado da época em que dava aulas com as linhas Varicor. Mas estou convencida que eu não tenho condições de aprender o bordado brasileiro sem a presença de uma professora.

Detalhe da amostra da quarta aula.


Lindo esse botão de rosa!
Vejam como ficou a minha segunda tentativa de fazer a flor de maior:

Minha segunda tentativa não ficou melhor que a primeira...
Assim que a minha flor de maio deveria ter ficado...
Como não estou conseguindo fazer o bordado brasileiro, vou mudar de estratégia. Agora vou só fazer pontos simples. Para melhorar o meu ponto conto com a ajuda do livro da Judith Baker Montano, Elegant Stitches.

Com a ajuda desse livro pretendo apresentar melhores resultados!
Quando meus pontos estiverem mais harmoniosos, vou tentar me aventurar novamente no bordado brasileiro. Mas pretendo continuar colocando as aulas que a dona Olga me enviou.

8 comentários :

  1. Olá Silvana!
    Estou seguindo seu blog e adoro seu trabalho.
    Gostaria de agradecer especialmente por você compartilhar estas aulas de bordado brasileiro. Minha mãe tinha muitos cadernos de riscos e peças bordadas com amostras feitas pela sua avó que infelizmente se perderam com o tempo.
    É muito bom recuperar um pouco desta arte que eu julgava perdida.
    Um grande abraço
    Cristiane

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvana...
    encontrei e o seu blog me ajudou muito... ganhei uma máquina a pouco tempo e como estou tentando aprender a quiltar... seu blog me ajudou muito!!! Estou seguindo e estarei sempre por aqui!
    http://diaadiaartistaamadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana, encontrei seu blog e me alegrou muito que tenha alqguem que se entereça por esta arte brasileira pouco considerada no nosso país.Aprendi bordar quando menina,voltei a bordar a uns três anos e estou muito feliz com os resultados do meu trabalho. Recentimente conheci uma senhora que me da aulas de reciclagem e aperfeiçoamento uma vez por
    semana. Tem sido uma benção na minha vida.Existe um ponto muito conhecido em minas chamado de Ponto Picuru, você precisa aprender é um aste lindo!!!Assim que eu puder postarei alguns dos meus bordados para você.Não deixe de continuar tentando pois nosso bordado além de bonito deixa margem para criatividade.Um abraço!!! Jesus te ama!Maria

    ResponderExcluir
  4. Sil
    O matiz é im pouco difícil mesmo, mas vai em frente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Silvana,
    Teu blogue 10!!!!
    Há alguns anos atrás eu fiz uma postagem no meu blog sobre o bordado brasileiro,essa arte perdida no tempo que a gente tenta resgatar.Eu amaria sentar ao lado de D.Olga e conversar com ela sobre tudo,não só sobre bordado,mas sobre a vida,pois são essas lições que nos fazem crescer cada vez mais.Sua tentativa da flor de maio não ficou de todo ruim.Leva tempo para aprender e muito treino para fazer perfeito.Eu tenho um tutorial no meu blog sobre o matiz que talvez ajude.Passe lá e me deixe um recadinho.Beijinhos bordados no teu coração
    Valquiria

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvana! Tentei entrar em contato com a sra Astrid e não consegui, me interesso pelas linhas varicor, pois amo bordados e, gostaris muito de usá-las em meus trabalhos. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,
      eu acho que a Astrid não te deu retornou porque tem muita gente procurando. Ela está bem atarefada com os pedidos. Acredito que ela vai te responder em breve.
      Qualquer coisa me avisa que falo com ela,
      Beijos e obrigada por comentar.

      Excluir
  7. Oi Silvana! Quero muito adquirir as linhas Varicor e não estou conseguindo entrar em contato com a sra Astrid, tenho paixão por bordados e, gostaria muito de usá-las em meus trabalhos.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...