Analytics

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Minhas máquinas de costura para patchwork

Como no final de ano tem muita gente querendo ganhar de presente uma máquina de costura e não sabe direito o que comprar, resolvi que esse é o momento de apresentar pra vocês as minhas companheiras de trabalho. Tenho duas máquinas: uma doméstica e outra industrial.
Com a máquina doméstica eu faço todo o trabalho de montagem do topo, ou melhor, dizendo as costuras internas do patchwork e com a industrial faço o quilting. É claro que tenho vontade de comprar outras máquinas, mas essas duas são de grande ajuda na execução dos meus projetos.
A máquina doméstica é uma Singer Quilter. Tenho ela há cinco anos. A vantagem dessa máquina, na minha opinião, é que ela tem um baixo custo de manutenção e foi projetada para ajudar na realização dos projetos de patchwork. Ela vem com todos os assessórios necessários para quem faz patch.
Quanto aos pontos negativos o principal pra mim é que ela não é eletrônica. Não que esse seja um ponto muito negativo, mas depois que usei uma eletrônica, fiquei mal acostumada com os recursos que não tem na minha mecânica... Para mim o recurso das eletrônicas que me faz mais falta é a possibilidade de parar a costura com a agulha em  baixo. Quem faz quilting sabe como esse recurso ajuda bastante...
Ganhei junto com ela uma régua de acrílico que uso bastante! Essas réguas são bem caras.

Atualmente a máquina que mais tenho usado é a industrial. Quem quilta bastante precisa ter uma máquina industrial. Uma máquina doméstica não dá conta do trabalho. O quilting exige muito das máquinas e só uma industrial faz esse trabalho sem forçar.
Essa minha máquina é uma industrial reta que foi adaptada para quilting. Inicialmente que eu queria comprar uma da marca Singer, mas simplesmente não consegui para pronta entrega. A solução foi me contentar com uma made in China... Aprarentemente essa máquina não tem muitas vantagens, perto de uma doméstica, mas é puro engano. É super forte, posso quiltar com ela o tempo que desejar e ela nunca dá sinais de fraqueza. Outra vantagem é que o braço dela é maior que o da maioria das máquinas domésticas. Com isso posso fazer movimentos maiores. É uma verdadeira bênção!
As industriais são muito rápidas e para facilitar o meu trabalho comprei um motor eletrônico com regulador de velocidade. Outra facilidade é o bate coxa, que levanta o pé calçador, sem precisar utilizar as mãos. Antes de comprar a máquina eu pedi para o vendedor fazer uma adaptação para que eu pudesse fazer o quilting. São duas modificações: a primeira é a troca do pé calçador e a segunda é isolar o trator.
Depois das modificações a minha máquina ficou assim.

Espero que a postagem de hoje possa ter ajudado àquelas que estão procurando opções de compra de máquina de costura. As opções são muitas, mas é fundamental lembrar que é a sua habilidade ao usar o equipamento que vai fazer toda a diferença. Não importa os recursos, importa sim a sua determinação em aprender a utilizar o seu equipamento. Não fique pensando na máquina que você gostaria de ter, mas em como melhor utilizar a que você tem!
Você pode ler também outra postagem sobre máquina de costura que fiz no blog.
Espero que as informações tenham sido úteis.
Abraços.

93 comentários :

  1. Obrigada pelas dicas, Sil. Serão muito uteis, podes crer.

    Beijos,

    eneida

    ResponderExcluir
  2. Olá, Silvana! Muito boas tuas dicas! A propósito, onde adquiristes tua reta industrial adaptada? Eu já andei pesquisando por aqui a respeito, mas ninguém sabia como fazer uma adaptação. Qual o custo de uma máquina destas? E qto ao pé calcador? Foi vc quem forneceu a eles pra adaptarem ou já veio junto? Poderias me informar mais detalhes? Meu e-mail: mariaretalho@hotmail.com

    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana,
    Adorei sua dica e suas máquinas.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Bia,
    Eu procurei na revenda da Singer em Porto Alegre, mas depois de um mês esperando uma resposta, acabei procurando informações na internet e achei uma revenda aqui perto em Novo Hamburgo. Só que era revenda de uma marca chinesa...
    Na época a máquina custou entre 1.300,00 a 1.600,00. Dependendo das configurações dela.
    O responsável pela loja conseguiu as peças pra mim. Ele nunca tinha feito essa adaptação, mas eu disse o que deveria ser feito e levei o pé de quilting da máquina doméstica e ele fez as adaptações sem grandes problemas.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sil!
    Obrigada pelas dicas! Eu moro em SC, na cidade de Brusque, vou ver se alguém poderia adaptar pra mim. Como aqui é um pólo de confecções, tvz não seja tão difícil conseguir, pq há inúmeras revendas de máquinas industriais. Quem sabe, levando as fotos da tua, eles vejam que nem é tão complicado assim! Bjs!

    Bia

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Sil. Adorei seu blog e suas dicas maravilhosas sobre o patchwork, quilt e tudo o mais. A utilização da máquina reta industrial deve mesmo ser ótima para o quilt. Já tive esse tipo de máquina quando tive uma confecção e é uma máquina valente mesmo. Vou pesquisar por aqui a possibilidade de fazer essas alterações que você fez. Foi uma sacada maravilhosa sua. Vou lhe seguir, garota. E aproveitando a data um Felicíssimo Natal pra você!

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvana..Obrigada pelas dicas e incentivo.Que Deus continue te abençoando.Feliz Natal e Feliz Ano Novo.Bj
    Maura

    ResponderExcluir
  8. Olá Silvana,
    Sou iniciante em patchwork e tenho uma máquina singer. Comprei um é de quilt. Quando a gente coloca o pé, ele fica igual ao de costura reta ?

    ResponderExcluir
  9. Asdruite,
    o que eu posso dizer é que o pé de quilt se coloca no mesmo encaixe do pé de costura reta.
    O único cuidado que se deve tomar ao colocá-lo é fazer com que a alavanca fique sobre o parafuso que prende a agulha.
    Se você quiser posso fazer uma postagem ensinando como colocar o pé de quilt na minha máquina Singer.
    Abraços e obrigada pelos comtentários!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sil!
    Achei seu poster hj pela manhã e fui correndo pra uma Singer. Comprei minha maquina industrial, mas infezlimente não soube explicar as adaptações direito. Indiquei seu blog para o rapaz da Singer ver e ver o que faz.
    Muito brigada por compartilhar sua experiencia com a gente.
    Bjs, Fê

    ResponderExcluir
  11. Fernanda,
    eu levei meu note book na loja e mostrei uns vídeos de umas americanas quiltando.
    Falei pro rapaz da loja que queria que a máquina fizesse aquele movimento.
    Disse as mudanças que deveriam ser feitas e ainda bem que ele era bem esperto e conseguiu fazer tudo direitinho. Mas no começo ele teve que adaptar o pé de quilting da doméstica na industrial. Só depois foi que ele encontrou o pé de quilting da industrial.
    Tenha paciência que você vai conseguir!
    Muito obrigada por seu comentário.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  12. Vc Não pode passar o telefone dessa oficina

    ResponderExcluir
  13. Louise,
    Como você não colocou um ponto de interrogação ou um ponto final, não sei se você está perguntando ou afirmando...
    Mas se alguém desejar saber onde eu comprei, eu darei as informações necessárias sem problema.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. pode me informar onde o rapaz conseguiu o pé industrial e o motor eletronico onde conseguiu e qual o preço por favor,tenho uma industrial mas faço quilting na domestica.
    poderia tambem mostrar o pé de quilt domestico adaptado que ele fez,pois tenho 3 pés domestico,talvez poderia mandar adaptar o meu,grata.

    ResponderExcluir
  15. O motor eletrônico ele tinha pra vender lá na loja mesmo. Se não me engano o motor custou R$ 300,00.
    Para adaptar o pé de quilting ele teve que fazer uma abertura na parte da frente, para que a agulha pudesse passar. Eu não fiquei com o pé adaptado por isso não tenho fotos pra mostrar... Mas a única diferença é que o industrial é um pouco maior.
    Já o pé de quilting eu acho que ele comprou na Cotemac em Porto Alegre.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado por responder,mas já fui a duas lojas de maquina e não se obtive resposta positiva,quanto ao pé também passei dias na net procurando em grandes lojas até mesmo na cavemac e não consegui.
    O site da cotemac esta em construção , eu moro em São Paulo capital,está dificil pois até as grandes lojas de máquinas não conhecem o pé mesmo indicando o seu blog e eles olhando ,acredita?
    lhe sou grata pela atenção e se tiver alguma dica para mim por favor.

    ResponderExcluir
  17. Olá amiga,
    com o objetivo de te ajudar fui essa semana na loja onde comprei minha máquina falar com o proprietário. O resultado dessa conversa você pode conferir no link abaixo.
    http://artesdasilvana.blogspot.com/2011/03/pe-para-quilting-de-maquina-industrial.html
    Espero poder ter ajudado.

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber das eletronicas qual é uma maquina boa para o quiltng?obrigada..

    ResponderExcluir
  19. Flor!! estou comprando a Ce4000da brother, ainda não fechei o negocio, vc tem conhecimento dessa maquina.pode me ajudar?bjus

    ResponderExcluir
  20. Rosane,
    Até onde sei, essa máquina é o modelo mais simples da Brother. Entre os recursos que ela tem está a opção de parada da agulha em baixo ou em cima. Tem também o ponto de caseado que nas máquinas da Brother são muito bonitos.
    Mas ela não é indicada para fazer patchwork, por não ser uma máquina muito robusta...
    Se você planeja fazer apenas um uso simples da máquina ela será de grande ajuda, mas se for usar para fazer muita costura com ela, não sei se seria um bom negócio comprá-la.
    Bjks e espero tê-la ajudado!

    ResponderExcluir
  21. Ola,boa noite muito obrigada por dividir tantas imformaçõe ,vc não imagina como fico feliz em tirar duvidas com você!sou iniciante no patchwork,e queria compra uma máquina nova a minha e muito antiga e tem poucos recursos não tenho muita experiência e patch,mas quero uma maquina boa!o'que vc acha da Jamone 3160qdc e melhor que a singer quilting ? qual você acha que seria melhor?bjks

    ResponderExcluir
  22. Jaqueline,
    A Janome 3160qdc é eletrônica e tem muitos recursos que a Singer Quilter não tem. Então, se a questão financeira não tem muito peso na hora de se decidir, é claro que a melhor opção pra você é a Janome!
    Abraços e divirta-se com a nova máquina.

    ResponderExcluir
  23. Sil, acabei de comprar a Singer Brilliance 6160, não é uma máquina muito silenciosa, mas para quem não costura muito como eu é ótima e bem mais silenciosa que a minha antiga, Singer Prática Facilita.
    Ela tem a caixa de bobina e as bobinas de ferro, dá pra controlar bem a velocidade no pedal e tem 50 pontos e faz casa de botões praticamente sozinha!rsrsrs
    É uma máquina delicada comparada a outra que é todinha de ferro, mas precisava aposentá-la e o preço da nova foi muito bom e dividido em 10x sem juros.
    Ainda sonho com uma máquina industrial para aprender o Quilt, mas nesse momento vou investir no que é possível fazer com a máquina nova e no meu aprendizado, depois vou para um equipamento melhor.
    Conto com suas dicas para continuar melhorando...

    Bejoks

    ResponderExcluir
  24. Oi! Silvana,
    Adorei seu blog, parabéns!!!
    Estou apaixonada pelo seu trabalho, gostaria muito de me aventurar, tenho uma singer 8280 comprei na Itália e faz somente 14 pontos, vc acha que posso utilizar-la ou comprar acessórios para adptar-la.Muito obrigada!
    Priscilla
    cantoneburse@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Silvana.
    Vc pode me ajudar?????
    Tenho uma máquina industrial reta Columbia.
    Será que posso adaptar o motor eletronico com regulador de velocidade que vc falou. Onde que eu posso encontrar o motor e as outras peça????
    Obrigadooooo desde já.
    miriagp_2007@hotmail.com
    Aguardo respostas
    Abraçãooooo000.
    *+_+*

    ResponderExcluir
  26. Oi amiga, dá uma olhadinha no link abaixo:
    http://artesdasilvana.blogspot.com/2011/03/pe-para-quilting-de-maquina-industrial.html
    Nele tem o endereço da loja onde comprei o motor da minha máquina. O Juarez, proprietário da loja, saberá dar as informações que você quer, inclusive fornecer as peças necessárias.
    Abraços e obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  27. Oi Sil.
    Vi que vc é bastante experiente com os quilts.
    Eu gostaria muito de começar, mas tenho uma máquina Singer Pret a Porter com 18 aninhos, mas é uma belezura...o problema que ela não gosta muito de costurar a manta no meio dos tecidos..rsrsr..embola tudo.
    Eu queria uma máquina para fazer pequenos quilts e também que não fosse um custo muito alto.
    Adorei essa Quilter da Singer, por ser mecânica ( eu sou arisca com as eletronicas, sempre acho que vão dar mais problemas)
    Voce pode me dizer se essa Quilt vai resolver no meu caso??
    Agradeço muito se me reponder lá na minha página, pois eu não passeio muito pela net..rsrsr
    Obrigada pelas informações.
    beijos

    ResponderExcluir
  28. olá querida, adorei suas informações e estou precisando de uma ajuda.
    Vou comprar minha máquina, mas estou indecisa entre a Janome 2030 ou a Singer quilter 7469q.
    Em conversa com uma loja me falando coisa negativas das máquinas Janome.
    Será que vc poderia dar umas dicas.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  29. Lú,
    A 2030 da Janome só vale apena comprar se vier com o kit para quilting.
    Se não vier é melhor comprar a Quilter 7469p.
    Não sei que coisas negativas falaram pra você da Janome, mas eu a considero uma das máquinas domésticas mais fortes que se tem para costurar atualmente.
    Agora a Singer Quilter está vindo com a estrutura interna toda em metal que possibilita um maior controle do ponto.
    Mas antes de se decidir por uma das máquinas é bom você fazer um test drive.
    Nas feiras de produtos para costura é o melhor lugar para fazer os testes.
    Abraços e obrigada por perguntar.

    ResponderExcluir
  30. Olá Sil, parabéns pelo site, e pelas belissimas dicas q vem dando a todas q buscam .
    Náo leve a mal mas tenho uma maquina quilter patwork idem a sua e infelizmente a compra foi a 1 ano sem uso, devido a problemas de saúde. Estou vendendo ela e gostaria q fosse exatamente para quem busca essa arte q eu amo q é o patwork. Interessadas favor darem lance. tel. 11-98878363.creio q alguem ficara feliz . super beijo e cont. assim.
    Sandra

    ResponderExcluir
  31. Ola Silvana,tudo bem com vvoce ? Me chamo Diogenes e tambem costuro.Descobri seu blog por acaso, e achei bem ineressante e informativo. fiquei muito interessado nessa chapa de ferro que isola o trator da maquina de costura reta industrial, mas aqui em minha cidade Belo Horizonte,eu nao consegui encontrar essa peça pronta e nem que faça essa adaptaçao para eu comprar.Seria possivel voce disponibilizar aqui no blog ou me enviar por email , o endereço de email da loja que fez essa adaptaçao para voce? Meu email ( diogenes.s@hotmail.com ). Agradesço desde ja a sua atençao. Abraços e obrigado .

    ResponderExcluir
  32. Olá Silvana adoro a forma como vc trasmite para nós o passo a passo.... fico encantad com os seus ensinamentos . obrigada

    ResponderExcluir
  33. Silvana: Bom Ano de 2012 para você. Adoro os seus trabalhos. São lindos demais. Desejo saber se você tem alguma apostila para quilting, com idéias de desenhos maravilhosos que vemos nos seus trabalhos. Adoro quilting. Não tenho tanta prática, mas sou insistente e vou tentando até conseguir algo parecido. Moro aqui em Santos/SP e não achei ninguém que me desse umas idéias e conhecimentos mais aprofundados. Caso conheça algum local aqui, eu te agradeço. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  34. Oi,
    eu ainda não tenho nenhuma apostila, mas estou pensando em fazer uma. Só não sei quando vai estar disponível.
    Lamentavelmente não conheço ninguém que faça quilting em Santos...

    ResponderExcluir
  35. Oi Silvana,obrigada por suas orientações,é raro alguém ser tão gentil como vc está sendo.Estou iniciando o quilt e o caseado na máquina e gostaria de saber sua sincera opinião na compra de uma máquina ;se a Janome3160 ou a Brother 4000 é melhor pois vou usa-la tbém na confecção (pequena claro)de pijamas que costuro com minhaSinger velhinha.Espero seu parecer pois pretendo comprar logo.Muito obrigada de coração.

    ResponderExcluir
  36. Vi,
    o caseado da Brother é melhor, mas eu acho a Janome mais resistente. Além do mais acho que a 3160 tem mais recursos que a 4000.
    Espero ter ajudado,
    Abraços

    ResponderExcluir
  37. Oi Sil. As suas postagens muito me ajudaram. Estou começando a fazer quilting. Quero saber se a máquina SINGER FACILITA PRO é uma boa opção para quiltare. Ganhei do meu marido de presente. Obrigada desde já. uUm grande abraço.

    ResponderExcluir
  38. Helô,
    Se você desejar fazer muitos quilts eu não recomendo, mas ela dá sim pra fazer pequenos quilts.
    O único senão é que o motor dela não é muito forte...
    Um grande abraço também!

    ResponderExcluir
  39. Oi!!! Silvana! Feliz 2012 para vc! Vendo os comentários sobre as maquinas de costura resolvi postar um...comprei recentemente uma Singer Brilliance 6160, vi nas feiras em São Paulo ano passado.... não estou muito satisfeita acho ela muito delicada....com pouca velocidade, qq coisa já desregula o ponto...a propaganda para quilt acho q deixa um pouco a desejar....faço um pouco de patch e ela realmente não ajuda muito.....

    ResponderExcluir
  40. Olá Silvana!!!
    Não faço patch nem tão pouco costuro, porém, faço artesanato também. Caixas em mdf revestidas com tecido, e preciso de uma máquina que borde letras e que faça costura também. Como vi aqui no seu blog que vc entende bastante de máquinas, peço sua ajuda para me indicar uma que atenda as minhas necessidades...tenho um blog onde mostro um pouco do meu trabalho, caso queira me visitar é caixasdemariaa.blogspot.com.
    Desde já agradeço, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela,
      para as necessidades que você me descreveu você teria que adquirir uma eletrônica.
      Uma boa opção que surgiu no mercado é a Alpha 100 da Fadimex. Tem várias funções incluindo 100 pontos mais alfabeto (letras e números). O preço está bem em conta R$ 1.290,00.
      Mas também pode ser a NX 450 da Brother e a 4120 da Janome. Esses modelos que citei por último são um pouco mais caros. O bom seria procurar um revendedor e fazer um teste drive nas máquinas.
      Obrigada e boa sorte!

      Excluir
    2. Oi Sil,
      Obrigada pelas dicas e por me seguir no meu blog, tb estou seguindo vc. Vou procurar as máquinas que indicou...bjo!

      Excluir
  41. Ah, outra coisa, no seu post, vc comenta que queria comprar uma singer...como não tinha pronta entrega vc adquiriu outra, essa tem e atendido bem? porque minha tinha tem uma industrial singer, e eu queria testa-la, mas liguei pra loja que vc indicou e o pé de uilt livre é bem salgadinho, é isso mesmo? jA ESTOU PENSANDO EM COMPRAR A MÁQUINA, AO INVÉS DO PÉ, estou muito confusa, porque é uma compra que não da pra desfazer.Tenho tentado quiltar em maquinas domésticas mas a qualidade não tem comparação a uma industrial.. o meu receio de comprar uma maquina no sul é quanto a manutenção...tão longe, e vc falou tbm sobre velocidade, motor eletrônico, enfim, vc pode explicar o que de vantagem tem cada uma dessas funções? Desde já agradeço, um abraço,
    ah, também estou pensando em comprar uma singer quilter, para os trabalhos de patchwork, mas ja estou em dividas, porque vi algumas pessoas preferindo a janome...vc pode esclarecer as diferenças de cada uma? Vi uma eletronica da singer quilter, em um preço bom na walmart, o que vc acha?

    Luciana Pires
    lupiresvr@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, mandei um e-mail pra você.
      Obrigada por participar com seu comentário.

      Excluir
  42. Silvana, bom dia e feliz dia das Mães pra você. Eu tenho uma Singer industrial 191-D e uma Brother para os caseadinhos, porém gosto de costurar é na reta industrial. Qualquer coisa que for fazer. Não tenho paciência para a lerdeza da máquinas domésticas rsrsrsrs. Pergunto: quando se faz a adaptação para o quilting na industrial não se pode ficar trocando para a costura comum não, neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode trocar sim. Só que tem que fazer umas regulagens novamente.
      É bom falar com um técnico pra saber melhor.
      bjks e obrigada por perguntar.

      Excluir
  43. Olá, Silvana.
    Obrigada pelas postagens em seu blog, são muito interessantes para quem está querendo começar com o quilting. A minha dúvida é, a minha máquina é a singer preta, daquelas antigas, e só faz costura reta, será que consigo fazer esses trabalhos nela? Não sei tbm se a minha maquina aceita esses pés que vc postou. Será, vc saberia me responder? Obrigada desde já.
    Abraçoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Você consegui sim. Talvez você tenha que fazer alguns ajustes. Para costura reta você tem que ver se o pé calcador que está com ela dá a margem de costura de 0.75 cm ou 1/4 de polegada. Se não é possível comprar um nas lojas de armarinho ou revenda da Singer.
      Para o quilting livre é só colocar o pé de quilting livre universal. Esse pé também se encontra nas lojas de armarinhos.
      Abraços e obrigada por participar.

      Excluir
  44. Oi, Silvana.
    Super obrigada pela resposta e pela atenção. Vou comprar esse pé e experimentar então, agora fiquei bastante ansiosa em ter um....rsrsrs
    OBrigada.
    bjsss

    ResponderExcluir
  45. Sil, Bom dia!! Acabei de comprar uma Singer Brilliance 6160, comprei tbém o pé de quilt, você acha que ela é boa para quiltar?? Como ela é eletrônica, tenho medo de dê pane!! Beijos e mais uma vez, Parabéns!! Você é demais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode quiltar sem medo. As novas máquinas da Singer estão bem mais resistentes. As eletrônicas são muito boas para quiltar peças pequenas.
      Peças grandes ou um volume muito grande de peças pra quiltar é que pode ser complicado, mas para quem está começando as máquinas domésticas servem perfeitamente, inclusive as eletrônicas.

      Excluir
  46. Silvana, quero no proximo ano incrementar meu patchwork. Para compra pela internet, quais as lojas que vc me recomendaria. Obrigada, leny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já comprei no arte têxtil. Achei muito bom não tenho do que reclamar.
      http://www.artetextil.com.br/loja/
      Abraços.

      Excluir

  47. Comecei há pouco a fazer Patchwork e por enquanto tudo é à mão. Gostaria de comprar um maquina, estou indecisa entre Janome 2030 ou a Singer quilter 7469q.

    ResponderExcluir
  48. Sil socorro tenho uma maquina industrial que costuro e quilto nela,tenho uma singer cosmo mas acho muito fraquina se for casear em um tecido com a manta ou masi grosso ela trava ....queria comprar uma maquina boa forte e que dure bastante que eu possa ficar tranquila que terei maquina por muito tempo ...pesquisando ja estou to ate ficando doida uns falam que a brother não puxa o tecido se tiver mais grosso a janome não sera mais importada a singer fraquinha a elna muito cara ai meu Deus socorro vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  49. Lê,
    me pegou de surpresa essa sua informação de que a Janome não será mais importada. enviei um e-mail para a Janome para confirmar essa informação. A Janome pra mim é a mais forte dos modelos que você citou. Se ela não for mais fabricada, terei que procurar uma outra para indicar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chequei com o Vilson, que trabalha na Marbor e pelo que entendi a Janome vai vir para o Brasil, por isso a Janome não será mais importada. Qualquer novidade volto a postar aqui.

      Excluir
    2. Olá! Lindo seu blog, parabéns! Qual das duas vc indicaria a singer Brilliance 6160 ou a singer Facilita 2818?

      Excluir
    3. Boa tarde meninas!
      Estou pesquisando qual máquina comprar. Tbm estava super interessada na Singer 6160 por ser eletrönica. Minha outra opçäo seria a Singer Tradition 2259.
      Mas, me ocorreram dúvidas quanto a 6160 depois de tantos comentários negativos que li na net...
      1 - O que me dizem destes comentários? será que devo arriscar a 6160?
      2 - A 6160 borda nome de pessoa automaticamente?
      Muito obrigada pela ajuda!
      Silvana, agradeço a vc por compartilhar informaçöes em seu blog, täo importante para pessoas que estäo na minha situaçäo!
      Abraços.

      Excluir
    4. Gisele,
      A 6160 pelo que vi não borda nomes.
      Poderia nos dar outras opções de escolha?
      Beijos

      Excluir
  50. Oi. Quero aprender a costurar e tou em duvida de qual máquina comprar. Será que você pode me ajudar? Quero para costuras básicas e patchwork. Não sei se vou na singer briliance 6160 ou na 6180. Já vi tantas avaliações ruins da 6180 que fico com medo. Será que é intuitivo, porque não sei absolutamente nada de costura. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei a linha brilliance é boa, pois tem a estrutura interna de metal. Se você estiver com medo de comprar, você pode optar pela 2008 da Janome. É uma máquina simples, mas muito forte. Dá pra fazer patchwork, mas para fazer quilting é preciso comprar o pé de quilting universal que não é muito caro. Essa eu tenho no meu ateliê e gosto muito do desempenho dela.

      Excluir
    2. Muito obrigada, Silvana. Acho que vou arriscar na eletrônica mesmo. rsrs Só estou resolvendo se a 6160, a 6180 ou a stylist 7258. rsrs que indecisão!!

      Excluir
    3. Tarcisia, por qual você se decidiu? Estou na mesma dúvida, mas acabei ficando com a 6160 porque estava uim preco muito bom no dia.

      Excluir
  51. Oi Silvana. Adorei tuas explicações. Estou começando o patchwork. O quilting nem sei como se faz. Já fui na loja que você citou pois precisei de uma peça para a máquina. Vou sempre visitar teu blog para ver as novidades. Abraços da Tania Maria

    ResponderExcluir
  52. olá silvana,quero pedir sua ajuda pois estou com muitas duvidas de qual maquina comprar,estou entre a brilliance 6180 e a brother sq9000,a brilliance não estou encontrando a de 110v e a brother não sei se será uma boa compra porque não tenho referencia dela
    se puder me ajudar ficarei mt grata
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen,
      Você já verificou a Janome?
      Depois que eu fiz essa postagem eu adquiri duas Janomes e tenho gostado muito de trabalhar com elas.
      Em breve vou colocar uma postagem mostrando essas máquinas.
      Me manda um e-mail. svituriano@gmail.com

      Excluir
  53. Oi Silvana, tudo bom? Onde e como posso adquirir esse pé calcador e isolador do transporte de máquina reta?
    Tenho uma doméstica (velhinha já) e uma reta, não tem comparação, o trabalho com uma reta rende muito mais... mas tenho dificuldade com o quilt...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Endereço abaixo foi onde eu comprei a minha máquina. Lá você pode encontrar o pé calcador de quilting e a chapa isoladora dos dentes.
      JC Máquinas de Costura Industrial Ltda
      Rua José do Patrocínio, n° 843 sala 1
      Bairro Rio Branco
      Novo Hamburgo - RS
      e-mial: jcmaquinasdecostura@hotmail.com
      Fone: (51) 3595-2136 ou (51) 9978-1250

      Excluir
  54. Olá boa tarde eu amo costurar mais nunca pude comprar uma maquina agora ganhei uma singer briliance 6160. é uma maquina boa? me diga as vantagens e o pontos negativos por favor. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,
      O fato de você ter ganhado a máquina já é uma grande vantagem.
      É claro que existem máquinas muito melhores que ela, mas essa não é das piores, sabendo utilizá-la você terá a possibilidade de fazer grandes coisas.
      Para quem está começando na costura é uma máquina muito boa. Mas futuramente, se você gostar mesmo de costurar, poderá comprar uma com mais recursos.
      Fique tranquila e aproveite a sua máquina!

      Excluir
  55. Silvana. Tenho uma máquina Quilter 453b singer como a tua da foto tentei fazer o ponto caseado externo como diz no manual. Mas não dá certo de maneira nenhuma. tem algum segredo? Se puderes me ajudar, porque o atendimento da singer simplesmente não resolve e a assistência que eu procurei autorizada nem sabe como isso funciona.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  56. Grazzi, sem ver a máquina é muito difícil dar uma solução, mas na minha Singer Quilter teria que trocar um gabarito na parte superior da máquina.Eles têm números específicos. Não sei se deu pra ajudar...

    ResponderExcluir
  57. Ola silvana,seu blog é D+,olha tenho maquinas de costura como overloc,galoneira,industrial reta e domestica elgim,sou costureira,e estou encantada com pach e quilting,só que nunca fiz nada deste tipo.me indicaram uma brother nx4500 ou uma singer eletronica.qual voce me indica? e ofereço aqui se alguem tiver maquina doméstica eletronica ou não, para pach e quiser trocar por alguma das minhas maquinas podemos fazer negócio.
    e-mail.gorete.rocha77@hotmail.com (51-80385457)vivo obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  58. Olá, Silvana! Estou amando seu blog, que é super esclarecedor. Nunca fiz nenhum trabalho em patchwork, mas estou bastante interessada em começar. Quero comprar uma máquina e estou bastante na dúvida, pois não entendo de costura (vou ter que aprender tudo do zero rsrsrs) e os trabalhos que farei serão apenas por hobby. Por isso, quero começar com uma máquina mais barata e mais simples, até para não me confundir muito. Entre as que pesquisei, me interessei pela Janome 2008 e a Singer Prélude 8280 Portátil. Qual dessas (ou alguma outra) você me indica? Estas servem para quilt também?
    Beijo Grande.
    email: monecorrea.si@gmail,com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre essas duas eu iria preferir a Janome 2008. As duas para quiltar, você terá que comprar o pé de quilting que custa em torno de 15,00 em lojas de armarinho.
      Boa sorte e um grande beijo.

      Excluir
  59. Ola Silvana

    Estou procurando uma maquina e estou em duvida entre a Singer Briliance e a Brother sq 9000...faço patch e quero começar a quiltar....eta duvida....Vc poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana,
      Entre essas duas eu escolheria a Singer Brilliance. Boa sorte!

      Excluir
  60. Olá Silvana, acabei de conhecer seu blog e estou adorando!! Fiquei curiosa em saber qual Janome vc adquiriu? Estou em dúvida entre a 3160 qdc e a 4120qdc, esta ultima apenas por ter uma fonte de letras. Vc conhece sabe alguma dica sobre elas? Bjos e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, eu tenho a Janome 2008 e a janome 4120. Eu adoro as duas. A 2008 é super resistente e a 4120 além de ser resistente oferece muitos recursos. Beijos e boa sorte na escolha da sua máquina.

      Excluir
  61. Olá Silvana, sou iniciante na costura e gostaria que vc me indicasse uma maquina de costura. Que eu possa fazer trabalhos artesanais. que faça casas e pregue botões? obd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosiane, tem vários modelos no mercado. A indicação da melhor máquina pra você vai depender de quanto você está disposta a gastar na compra de sua máquina e da sua habilidade em utilizá-la. Pra quem está começando e não quer gastar muito, mas comprar uma máquina resistente, eu gosto de recomendar a Janome 2008. Mas essa não é a opção mais barata... Com relação a pregar botões, eu não gosto muito de pregar botões na máquina, acho que dá mais trabalho que pregar à mão e pode cair com mais facilidade.
      Qualquer outra dúvida é só perguntar novamente.
      Beijos.

      Excluir
  62. Olá Silvana,
    Gostei do seu post e das suas respostas em comentários. Estou numa dúvida em relação a compra da minha maquina de costura. Minha unica experiencia (que é bem pouca) foi com uma Janome 2018DC, eu acho ela bem legal... mas não tenho experiencias. Alguns conhecidos e minha professora de costura me indicaram a Brother, mas vi alguns comentários ruis sobre ela.
    Gostaria de uma maquina para confeccionar algumas peças de roupa para mim, não precisa ser uma super industrial, mas também nao quero uma que me limite.
    Me disseram que por não ter experiencia é melhor não comprar uma computadorizada, mas nunca usei uma maquina mecânica antes, então também não sei.
    Minha duvida a principio é entre: Janome 2018DC / Singer Brilliance 6180 / Brother CE 5500

    Você pode me dar sua opinião... me indicar uma das 3 ou até algum outro modelo?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler as suas explicações, dessas três, eu escolheria a Janome 2018. Não se preocupe que esse modelo não é muito sofisticado. Eu tenho a 4120 da Janome e gosto muito dela. Tem vários recursos legais como a tesourinha e é relativamente fácil de usar.
      Espero que possa ter ajudado.
      Beijos

      Excluir
    2. Silvana, muito obrigada pela resposta... Ajudou sim!!!

      Excluir
  63. Boa tarde, Silvana! Tudo bem?
    Estou à procura da minha primeira máquina de costura e achei a Singer Brillaince 6160 por um preço excelente. Porém, li muitas avaliações negativas sobre esta máquina. A Janome 2018, além de ter menos pontos, é mais cara, então estou na dúvida entre a Singer Brilliance 6160 e a Janome 2008. Na sua opinião qual é a melhor, que desempenha melhor as funções, tem o ponto mais bonito? Sei que a Janome é mais forte, mas pela possibilidade de poder costurar malha, seria mais vantagem a Singer 6160? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luíza,
      Eu gosto mais do desempenho da Janome. Ela é mais forte e mais fácil de operar. Eu considero que os pontos das duas são muito parecidos e não sei te dizer qual é o mais bonito. Para costurar malha é preciso apenas trocar a agulha para uma específica para esse tipo de tecido. Abraços e boa sorte na compra de sua máquina!!!

      Excluir
  64. Bom dia achei VC por acaso e gostei MT das dicas. Parabéns,VC pode me enviar o endereço onde adaptar a maquina?obrigada!!!moro no RJ.bjs e que Deus te ilumine sempre!!!!

    ResponderExcluir
  65. Bom dia ,gostaria do endereço onde adaptar a maquina ,gostei MT das dicas , que Deus continue te luminando,bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...