Analytics

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Hexágonos com régua e compasso

Essa semana quero mostrar pra vocês a capa de notebook que fiz com os hexágonos que mostrei numa postagem anterior. Tinha quase me esquecido deles numa gaveta, mas mexendo nos meus tecidos os encontrei e acabei finalizando o projeto. Vejam como ficou:
 Deu um pouco de trabalho, pois optei por costurar os hexágonos à mão.

Nessa foto dá pra ver como ficaram as emendas e o quilting.

 
Aqui mostro como fiz o acabamento dos cantos.

Depois que fiz a postagem ensinando a cortar os hexágonos direto no tecido, me dei conta que nem todo mundo tem facilidade de encontrar a régua triangular. Então resolvi postar um passo a passo ensinado a fazer um molde de hexágono no papelão.
A primeira foto é do material necessário:
papelão, compasso, régua e lápis.

Inicie fazendo uma linha com o auxílio da régua.

Abra o compasso na metade da medida do hexágono. Se ele vai ter 5cm, o compasso deve ser aberto em 2,5cm. 

Faça um X no meio da linha (não precisa ser exato)

Coloque o compasso no centro e gire até formar o círculo.

Depois coloque o compasso, sem mexer na abertura, na junção entre a linha reta e a linha do círculo e faça uma pequena marcação.

Coloque a ponta do compasso na marcação e faça outra marca. Siga fazendo essas pequenas marcações, até chegar ao ponto de partida.

Depois é só ligar com a régua esses pontos.

Se desejar pode ainda fazer a marcação da margem de costura.

Depois é só recortar para poder usar como molde.

Feliz 2011 pra vocês e obrigada a todos que por aqui passaram durante o ano de 2010. É sempre uma satisfação receber a participação de todos no blog.

5 comentários :

  1. Ficou lindo, me lembro que tambem preciso fazer uma capa para o meu net!
    Feliz ano novo!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá, Silvana! Tudo bem?
    Acompanho seu blog e sempre me surpreendo com as excelentes dicas, passo-a-passo, enfim... Gostaria de pedir, se possível, que nos dê a dica de como costurar hexágonos a máquinha.
    Muitíssimo obrigada!
    Abraço,
    Cátia

    ResponderExcluir
  3. Cátia,
    eu sei como se costura os hexágonos na máquina, mas ainda não testei.
    Tenho ainda alguns hexágonos pra costurar, dessa vez pretendo fazer uma bolsa, e vou tentar costurá-los na máquina. Assim que tiver dominado a técnica, eu coloco um passo a passo aqui, certo?
    Muito obrigada por seu comentário. É sempre bom receber os comentários de vocês ainda mais com sugestões de assuntos para serem abordados aqui.
    Bkjs.

    ResponderExcluir
  4. Que ótima notícia!! Vou aguardar ansiosa!
    Super obrigada!
    Cátia

    ResponderExcluir
  5. silvana amei,vou fazer u,a para mim, sou nova no seu blog, mas voute visitar todos os dias, pois quero aprender muito com vc, bjs e sucesso

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...