Analytics

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Materiais para iniciantes em patchwork

O objetivo do meu blog é procurar disponibilizar informações sobre patchwork para quem está começando. A postagem de hoje é para quem está bem no comecinho e não sabe exatamente quais são os materiais necessários para fazer as primeiras peças.
Quem tem determinação e não para diante de qualquer dificuldade, tesoura, linha, agulha e tecido já são suficientes para fazer os primeiros trabalhinhos. Mas para quem gosta de agilidade e perfeição é de grande ajuda a aquisição do tão falado trio de patch, que é composto pelo cortador circular, uma régua de acrílico e uma base de corte.


Essas três peças servem para cortar o tecido de maneira mais prática e perfeita. O cortador circular permite cortar várias camadas de tecido ao mesmo tempo, com a vantagem de todas as peças saírem com a mesma medida! A base de corte e a régua ajudam no momento de definir as medidas. O único inconveniente para a aquisição dessas peças é o seu preço, que apesar de ter deminuido um pouco, o preço continua ainda muito caro. Cerca de R$ 50,00 cada um... Dependendo da marca e do tamanho.

Mas tem outros materiais que são bem baratos e fundamentais para quem deseja começar: a tesoura, a fita métrica e o desmanchador de costura. Mesmo quem possui o trio (base de corte, cortador e régua), não pode fazer patch sem essas ferramentas.


A tesoura é uma aliada muito importante, pois serve para cortar tecido em casos de aplicação ou qualquer outro corte de tecido que não seja em linhas retas. É bom ter uma segunda tesoura só para cortar a manta acrílica, pois esse material tende a deixar as tesouras sem fio. A fita métrica é indispensável na hora de decidir o tamanho de um projeto ou averiguar as medidas. É interessante que a fita de um lado tenha o sistema métrico e do outro o de polegadas. O desmanchador de costura é a peça que mais facilita a nossa vida e o mais barato, mesmo importado você não paga mais de R$ 10,00. Sempre que sei que uma amiga está se iniciando na arte da costura tenho por hábito dar um desmanchador de costura de presente para ela. Quem costura patch tem sempre que desmanchar alguma coisa e a ferramenta certa ajuda muito.

Nessa relação de materiais não posso deixar de falar nas linhas, agulhas e alfinetes. No patchwork se utiliza muita linha, por isso é bom comprar linha com mais de mil metros, pelo menos. As linhas de tons neutros são as mais indicadas para as costuras internas. Nesse caso eu uso linhas de poliéster ou algodão. Nunca tive problemas com as linhas de poliéster. Sobre as linhas externas que serão colocadas nas aplicações e quilting pretendo falar em outro tópico.



O tipo e tamanho da agulha vai depender do seu gosto. Para quem gosta de fazer tudo devagar, a agulha de mão é a grande aliada. Ela pode ser grande, pequena, fina ou grossa. É bom a gente ter de vários tipos, pois sempre terá uma costura que se adaptará melhor a uma determinada agulha. A agulha de máquina deve ser a de tamanho médio e especial para tecidos de algodão. É bom evitar as de ponta redonda (para malhas). Mas se só tiver essa também podemos costurar.
Quem já tem alguns anos de costura, até pode não utilizar os alfinetes. Mas para quem está começando é importante utilizá-los, pois garante que o tecido ficará onde queremos.
Existem ainda outros materiais que facilitam a nossa vida, mas os que citei acima são, na minha opinião, os mais importantes. Tem também a máquina de costura, mas sobre essa ferramenta já falei no tópico "A melhor máquina de costura para patchwork".

Um perigo que as amantes do patchwork correm é o de virarem compradoras compulsivas de algum material. Eu por exemplo tenho mania de comprar tesouras. Não posso ver uma que me dá uma vontade incontrolável de comprar, mesmo já tendo várias e bem amoladas... Meu marido acredita que eu faço coleção. Ele até já desistiu de tentar me impedir de comprá-las.

Algumas das minhas tesouras

Sou apaixonada pelos sons que as tesouras fazem quando cortam o tecido e também pelo visual. Se a tesoura tem um formato diferente ou cor inusitada fica realmente difícil não comprar...
Por enquanto é só.

44 comentários :

  1. Adorei essa sua postagem. Ajuda muito que está descobrindo o patchwork. Como sou "costureira" amadora tenho meu kit básico e até me aventurei em fazer algumas (2) peças de patchwork! rsrsrs!! Ainda não tenho compulsão por ferramentas, apenas por tecidos (mas pra fazer vestidinhos prás minhas filhotas). Bjks
    Denise Amélia

    ResponderExcluir
  2. Nossa penei para encontrar alguém que pudesse informar qual o material mais simples para patch para iniciantes.
    Muito obrigada, mesmo!
    Agora sim poderei ir a uma loja e comprar.

    Â bientôt

    Cinthya

    ResponderExcluir
  3. assino em baixo cinthya, tambem pretendo começar no patchwork mas ñ tinha idéia de como começar estou na faze de escolher a maquina de costura (já vou ler o post das maquinas ) eu usava a maquina da minha sogra, mas como ñ se dá cavalo de pau com o carro dos outros resolvi recentemente comprar a minha própria maquina, muito obrigada pelas dicas.
    bjs/pecatyni

    ResponderExcluir
  4. Perigo!!!
    Artesanato vicia...rs
    Gente..comecei com tricô, nada profissional, só para meus filhos, passei para tapetes de barbantes em crochê, pensei que havia me encontrado..rs
    Agora estou encantanda pelo patwork, e comecei a pesquisar preços, se alguém tiver dicas agradeço!
    Será que tenho cura? kkkkk....bjos!

    ResponderExcluir
  5. OLha só meu endereço é rhosanabelarosa@hotmail.com

    bjos

    ResponderExcluir
  6. oi Silvana, boa noite!

    muito útil esta postagem e de muita valia mesmo.
    Eu já faço patchwork há muito tempo, porém de maneira "antiga" rsrsrs, ´reguas, moldes etc etc e tal...
    No entanto gostaria de conhecer mais de perto a base de corte, régua e cortador circular. Para isso sempre fico em dúvida quais as melhores medidas para comprá-los.`
    É possível voce me passar esta informação??
    Agradeço e aguardo ansiosa pelo seu retorno.
    Abraços
    veraalegria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Valéria,
    As medidas da placa, cortador e régua vão depender da sua disponibilidades de espaço, capacidade financeira e necessidade.
    Se você trabalha mais com peças pequenas uma placa de tamanho médio, de 30x45cm já é suficiente. O cortador é melhor começar com o de 45mm. Uma régua boa para se ter é a de 30x15cm.
    Mas à medida que o seu envolvimento com o patch for aumentando você pode comprar placas maiores, ou menores. O mesmo também vale para a régua e o cortador.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Oi Silvana gostei muito de suas informações para principiantes queria saber se tem alguma marca de cortador que seja melhor
    Agradeço pelas dicas

    ResponderExcluir
  9. Oi Márcia,
    o melhor é o da Olfa, mas o da TEC também é bom.
    Obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  10. Silvana vc é uma pessoa maravilhosa queria eu aprender esta arte tao linda.
    Queria fazer mais nao sei se tenho capacidade, acho que um curso faria bem.
    Vc sabe alguem que ensina em fortaleza?
    Qualquer coisa me avisa vendas-online37@hotmail.com
    bjsssssssss

    ResponderExcluir
  11. Amiga, lamentavelmente não sei de ninguém que ensine patchwork em Fortaleza...

    ResponderExcluir
  12. oi sil,achei interessante suas dicas e disponibilidade em ajudar a quem está começando com o patchwork, fiquei feliz pois tenho todos os materiais que voce indicou.
    Quase tudo, falta chegar o mais importante que é o kit de patch que encomendei, não deu pra resistir vendo tantos trabalhos lindos,eu ainda não fiz nada mas pretendo começar assim que chegar o meu kit.Amei seus trabalhos,parabéns.OBS.Esta é a primeira vez que envio um comentário para alguém.bjs

    ResponderExcluir
  13. obrigada, vc contou tudo que eu queria saber, fica com Deus

    ResponderExcluir
  14. Ola amiga... seu blog me ajudou muito... gosto muito de patchwork e estou comecando agora a trabalhar com patch... estou tendo dificuldades de encontrar variedades de tecido para o patch... moro em macae interior do rio de janeiro... vc saberia me dizer onde posso encontrar tecido no rio ou por perto do rio?? ou alguma loja virtual que eu possa comprar com um bom preco???
    segue meu email: marcelledesouza@hotmail.com

    Obrigada amiga e parabens pela iniciativa do blog!!!!

    ResponderExcluir
  15. Nossa que delícia ler as suas explicações tão bem colocadas de maneira clara e simples, mas com muita sabedoria, meus parabéns !!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, amei, amo todas as suas dicas quero muito fazer arte com amor, seus trabalhos:um belo exemplo.Preciso tirar uma dúvida há alguma maquina de costura reta que sirva para o patcwork?Porque não tenho dinheiro para comprar mesmo usada e quero muito começar...

    ResponderExcluir
  17. OI SILVIA TUDO BOM? GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR O MATERIAL DE patch AQUI EM FORTALEZA

    ResponderExcluir
  18. OI SILVIA TUDO BOM? GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR O MATERIAL DE patch AQUI EM FORTALEZA

    ResponderExcluir
  19. Olá amigas,
    qualquer máquina serve para fazer patchwork, mesmo o quilting você pode fazer numa máquina normal, desde que não seja uma peça muito grande.
    Procure no blog os posts: "A melhor máquina de costura para patchwork" e "Minhas máquinas de costura para patchwork".
    Lidiana, eu não sei se em Fortaleza existe alguma loja que vende material específico para patchwork, mas você pode comprar pela internet. Aqui no Brasil tem várias lojas especializadas no assunto que vendem on-line e são seguras.

    ResponderExcluir
  20. Oi Silvana...amei as dicas para a compra do material,confesso que estava meio que perdida, são tantas coisas que dá vontade de comprar tudo mesmo!!Comecei agora e já virou uma patchpaixão..kkk

    Grande abraço :)Luciana PR

    ResponderExcluir
  21. você não gostaria de manar um para mim posso ser sua amiga amei seus trabalhos em patchwork

    ResponderExcluir
  22. Olá Silvana!! Adorei o seu blog e o post!!! Comecei o patch a pouco tempo. Acabei de fazer meu pedido do trio patch e estou só aguardando. Senti falta de cortar as peças mais perfeitinhas e acredito que com esses materiais vou economizar tempo e ter as peças com acabamento melhor.
    Algo que pra mim me ajuda muito tb é a regua de margem, q ajuda muito a fazer os encaixes e costurar retinho.. hihi
    Ah, tenho uma mania tb, mas é por tecidos. Tem epoca q prefiro nem passar perto de loja, senao nao resisto a um retalhinho.. hihi
    beijo grande
    Marcela - Irmãs Criativas
    http://irmascriativas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. SILVANA... JA PROCUREI POR TODO CANTO E NADA ENCONTREI...
    VC SABE AONDE EU ENCONTRAREI BASE PARA CORTE DE + OU - UM METRO??
    SEM + AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.
    ROSELI

    ResponderExcluir
  24. Roseli,
    eu tenho uma de 90x60 cm. É o maior tamanho que eu conheço. Para comprá-la eu tive que encomendar na loja.
    Na Doce Retalho é possível fazer a encomenda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Estou com o kit para principiantes mesmo, risos... Um dia chego lá. Sucesso pra vc!

    ResponderExcluir
  26. Gostei do seu blog
    Suas dicas me foram muito ultes, estava perdida.
    Quero aprender,me aperfeiçoar no patchwork, eu bordo, faço crochê, gosto muito de artesanato...
    Eu conheci o Patchwork em uma revista de artesanato, me chamou a atenção o trabalho e decidir fazer...
    Era um edredon e eu fiz, foi minha primeira peça, e aunica até agora...

    ResponderExcluir
  27. Adorei suas dicas... também sou apaixonada por todos os acessorio de patchwork... tesouras e tecidinhos são minha loucura...

    ResponderExcluir
  28. Amei o seu incentivo para as novas apaixonadas por patchwork, sou uma delas, não sabia nada, agora, estou um pouquinho melhor. Vou começar um curso de patchwork no dia 27 de fevereiro e estou ansiosa para começar, por isso resolvi me aventurar pela net para saber um pouco mais e fiquei muito feliz ao encontrar seu blog com as suas dicas essenciais.parabéns pelo seu desprendimento em nos orientar e obrigado
    um grande abraço
    ana

    ResponderExcluir
  29. vi em comentario acima que posso encomendar a base para corte na doce retalho, mas, não consigo acessar a loja, voce pode me dizer se está tendo algum problema mesmo ou eu não esttou fazendo a coisa certa?
    gostaria de comprar o kit basico, caso seja realmente necessario faze-lo logo no inicio do curso.
    obrigado novamente.
    ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, você precisa ligar pra Doce Retalho.
      O telefone de lá é: 51 3588 5425
      Beijos e obrigada por seus comentários!

      Excluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá Silvana,
    obrigado por seu contato, estou em Aracaju, o doceretalho não tem um site onde eu possa me comunicar pra comprar o kit basico, sem precisar fazer interurbano?

    abraços

    nana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o blog: lojadoceretalho.blogspot.com
      e tem ainda o e-mail:
      doceretalho@terra.com.br
      Abraços.

      Excluir
  32. olá você vende este kit de iniciante meu nome é luciana meu e-mail é lucianarosa2004@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, eu não vendo esse material...
      Bjks e obrigada por comentar.

      Excluir
  33. Amei seu blog... Euq eu estou iniciando neste arte.... Visita meu blog tb, será um prazer ter sua opinião sobre meu trabalho.. beijo
    http://fazendoartecassia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Silvana,vc conhece alguem que ensine aquí em REcife?abraços.

    ResponderExcluir
  35. Oi... amei o seu blog ja estuo te seguindo pode seguir o meu tbm? bjos fique com Deus

    ResponderExcluir
  36. Filme Termocolante LAS Soluções...
    Perfeito para PatchWork , pois não necessita casear.
    Fácil aplicação, ótima fixação e excelente preço.
    www.loja.leobordados.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá Silvana conheço um pouco de costura e me apaixonei pelo patchwork mas não sabia por onde começar e pesquisei na google os matérias básico para iniciante foi quando achei seu blog e e estou encantada com suas dicas.Parabéns que DEUS sempre te ilumine pois pra mim está sendo de grande valia passo por momentos dificies depois da perda da minha filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela,
      Fico feliz de saber que o que tenho postado aqui no blog está te ajudando.
      Sempre que desejar deixe seu comentário no blog.
      Que Deus te ilumine também.
      Beijos.

      Excluir
  38. Oi Silvana, adorei o seu blog. obrigada, tá?
    Adoro artesanato...bordo, faço tricô, crochê, fuxicos, etc. Agora, estou apaixonada pelo patcwork..e não vejo a hora de começar a fazê-lo, mas estou com uma dúvida: eu conseguirei quiltar minhas peças em uma máquina comum...reta???
    Já estou adquirindo o meu trio básico...é melhor começar logo comprando as placas e réguas grandes, ou as pequenas me levarão a fazer muuuitas peças ou me limitará??
    meu e-mal é enelfcosta@hotmail.com. Parabéns pelo seu blog e pelo seu desprendimento em se importar com as outras pessoas. Nem lhe conheço e já lhe amo de paixão. Obrigada, e bjs no coração.













    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...