Analytics

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Nó de quilting

Nesse post vou mostrar como eu faço o nó para quilting à mão. Não é nada muito difícil, mas a grande vantagem de fazer esse nó é que a linha fica sempre com um nó homogêneo. Nessa explicação, para que as fotos aparecessem melhor, eu usei linha e agulha mais grossas que o normal.
Enfia-se a linha na agulha normalmente.



 Depois pega-se a ponta maior da linha e coloca-se de fente para a ponta da agulha.
 
 Segura-se a ponta maior da linha com os mesmos dedos que seguram a agulha.



 O próximo passo é dar três voltas com a linha ao redor da agulha.



Passa-se a linha para trás de maneira que as três voltas fiquem juntas.



Segura-se as três voltas com os dedos e segura-se a agulha com a outra mão.



Finalmente puxa-se a agulha com a linha até que o nó se forme do final da linha.



E está feito o nó!

Esse nó é muito utilizado para fazer o quilting à mão pois é uniforme e é pequeno o suficiente para passar pela primeira camada de tecido sem danificá-lo e grande o bastante para ficar preso na manta.
Só mais uma observação: Eu sou canhota e fiz as fotos como eu normalmente seguro a linha e a agulha. Se você é destra, é só trocar as mãos.
Por enquanto é só.

5 comentários :

  1. Este nó é tudo de bom! Algo tão simples, mas que encanta minhas alunas qdo ensino! Legal vc compartilhar! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ola Silvana, é a primeira vez que passo por aqui e não podia deixar de comentar! adorei seu blog , estou iniciando no patch e as dicas são valiosas pra mim, posso deixar o link do seu blog no meu para outras pessoas conhecerem?

    DESDE JÁ AGRADEÇO, voltarei sempre, bjkas...

    ResponderExcluir
  3. Valeu Silvana!!! Adorei aprender este nó.. facilita bastante na hora do alinhavo para quilt... venha participar do nosso blog também.. villapano.blogspot.com

    bjs
    equipe villapano

    ResponderExcluir
  4. Valda,
    é claro que você pode colocar o link do meu blog no seu.
    Ficarei muito feliz se você ajudar na divulgação do meu blog.
    Muito obrigada por passar por aqui e por deixar comentário.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Bacana essa dica do nó. Sou iniciante no Patchwork, mas estou adorando aprender.
    Como você conseguiu colocar esse fundo no seu blog tentei colocar no meu mas não consegui.
    Abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...