Analytics

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Combinação de cores

Uma das coisas que mais chama a atenção num trabalho de patchwork é a combinação de cores. Mas como saber se as cores que eu escolhi para a minha colcha de patch estão se completando de maneira harmoniosa? Que cor combina com azul? O que são cores neutras?

Não sei se sou capaz de responder a essas perguntas de maniera satisfatória, mas já li bastante sobre o assunto e considero que eu possa ajudar a quem está começando na arte do patchwork. Então vou repassar algumas informações que podem ser úteis.

A primeira dica é organizar os tecidos por cores:
Azuis e violetas,
Amarelos,
Verdes,
Vermelhos, rosas e alaranjados e
Marrons e neutros.

Depois de organizar por cores, o próximo passo é a combinação dos tecidos. Acho que a combinação mais fácil de se fazer é a de cores iguais, mas intensidades diferentes. Nesse caso é só escolher uma cor de sua preferência e combinar com intensidades diferentes. Por exemplo o azul escuro, azul claro e o azul médio. É a chamada combinação tom sobre tom.

A dica seguinte é a que ensina a combinação com as cores vizinhas. Mas o que seriam cores vizinhas? Essa é fácil responder. Quando se trata de combinação de cores é importante ter na cabeça as cores do arco íris na ordem que aparecem: vermelho, rosa, laranja, amarelo, verde, azul e voleta. Então as cores que estão do lado uma da outra são as vizinhas. Os azuis combinam com os violetas e verdes. Os tons amarelados com os alaranjados e verdes.

Outra forma de combinar as cores é utilizar cores opostas. Mas como saber o que é uma cor opostas? Para entender o que é isso é preciso conhecer um círculo cromático:


 As cores opostas são também chamadas de cores complementares e estão em posições opostas no círculo cromático. Essas cores juntas formam combinações contrastantes e inspiram maior alegria. A cor oposta ao amarelo é o violeta. A cor oposta ao vermelho é o verde, e assim por diante.




Por fim é a vez das cores neutras: branco, preto, marrom e cinza. Normalmente essas cores são utilizadas para destacar outra cor. Os neutros combinam com todas as cores e oferecem uma grande variedade de tonalidades.



Lembrando que essas dicas são para quem está começando. É claro que tem muito mais coisas sobre cores para entender, mas acredito que as informações que dei vão ajudar especialmente a quem está começando.
Por enquanto é só.

8 comentários :

  1. Oi Silvana!

    Fiquei encantada com o seu blog.
    O modo em como descreve a formação de blocos, junção dos tecidos, as costuras, muito legal.
    Há 1 ano comecei a me dedicar aos trabalhos com tecidos e desde então estou apaixonada por este universo colorido e mágico. Comprei uma máquina e pretendo entrar numa aula de patch. Então, achar o seu blog foi um presente, visto, que estou em fase de aprendizado.
    Obrigada por compartilhar com a blogosfera.

    Beijos

    Karina

    Ah! Quando quiser me visitar...
    http://entretecidoslinhaseagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu blog, as dicas de combinação de tecidos facilita muito o trabalho, pois o tempo que se leva para montar a combinação de cores...

    Obrigada por compartilhar

    Um abraço

    Silvane

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvana!
    Grande foi a minha alegria quando encontrei seu blog e suas exlicações. Fantásticas! Obrigada por dividir conosco seus dons e habilidades com o Patchwork!
    Bjksssss

    ResponderExcluir
  4. VALEU MUITO BOA SUA s dicas (combinação de cores.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Silvana, estou começando com patchwork e tua ajuda foi fantástica para quem é iniciante como eu, rsrsrs. Amei. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  6. Estive aqui e aprendi muito pois estou começando.
    Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Silvana td bem ? Quero fazer uma colcha de fuxico para meu filhão de 3 aninhos e 10 meses e estou na dúvida em relação as cores .Comprei um tecido azul do tom deste mais escuro do teu círculo cromático e gostaria de saber qual verde fica legal e se esta é a cor q dá mais certo? Pensei em comprar o azul e um listado de azul com fundo branco lista bem fininha e um pouco mais claro q o azul liso.So q não gostei muito achando meio fechado adoro cores alegres e vibrantes sou muito yang e acupunturista é mole?
    A filha da vozinha q fará a colcha para meu filhão diz q o azul ficaria lindo com o verde bandeira é verdade ou melhor um verde mais claro.
    Gostaria de acertar muito nas cores desta colcha pois guardarei esta com grande carinho pois quem vai fazer é mto especial e meu filhão é meu tudo.
    Bjos e muito obrigada pelas sugestões.
    att Ana Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      antes de mais nada quero explicar que as minhas opiniões podem não ser as melhores, pois não vi os tecidos, estou só imaginando as cores na minha cabeça e também não sei qual é o projeto da colcha.
      O azul e o verde combinam muito bem. Só que se você deseja uma combinação mais alegre seria legal colocar pelo mais uma cor. Eu sugeriria o amarelo, que pode ser mais claro ou escuro que o azul e o verde.
      Espero ter ajudado,
      Boa sorte!

      Excluir

Obrigada por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...